Pesquisa de São Luís - EMET INSTITUTO divulga pesquisa em São Luís


O EMET Instituto maior instituto de pesquisa eleitoral no Norte/Nordeste divulgou hoje a pesquisa de opinião de intenção de votos para Prefeito e vereadores de São Luís, a pesquisa está registrada no TSE sob o nº MA-06364/2020

Na pesquisa divulgada pelo Emet Instituto nesta 6ª feira, o instituto indica Eduardo Braide x Duarte Jr no 2º turno, apesar do crescimento substancial de Neto Evangelista e Rubens Jr, ambos continuam sem ameaçar Duarte Jr que segue um crescimento constante. O resultado da pesquisa não surpreendeu o proprietário do instituto o analista político Fernando Bastos, o mesmo nos falou rapidamente ao telefone que já esperava este resultado diante dos últimos acontecimentos, citou a adesão de Welligton do Curso a campanha de Neto Evangelista como justificativa para o seu crescimento e a internação do pai de Rubens Jr e o afastamento das ruas do próprio Rubens Jr por motivo de COVID-19 para não estar mais próximo de Duarte Jr., citou ainda que percebeu durante o período de doença de pai e filho um esfriamento nas redes sociais e blogs de notícias quanto a agenda e propostas do mesmo.

Quanto a Duarte Jr o analista disse que com a chegada de Maranhãozinho, Duarte teve novo fôlego para a campanha e passou a fazer uma campanha técnica sem muitas exposições, mas alertou que certos embates podem trazer mais malefícios para sua campanha do que bem, lembrando que a população de São Luís não gosta muito de fuxico e blá blá blá, que quer ver propostas e destacou a importância do debate.

Consultado sobre a sua opinião sobre a possível mudança de posições até o dia 15, Bastos apesar de cauteloso disse que acha difícil uma mudança, veja abaixo:

"Na política nada é definitivo, mas acho muito difícil a alteração de posições, que fique claro que esta é minha opinião pessoal, somente um desastre no debate ou até uma ausência quem sabe, tiraria Duarte do 2º turno na minha opinião."

Veja os resultados de Espontânea e Estimulada abaixo:


Sobre as questões técnicas da pesquisa o Instituto EMET nos enviou as informações abaixo:

Metodologia de pesquisa:

A população pesquisada é definida como pessoas maiores de 16 anos, eleitoras e residentes no Município de São Luis. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município. O método de seleção da amostra foi o de amostragem aleatória estratificada, com repartição proporcional que consiste em identificar os subgrupos significativos (Sexo, Idade, Grau de Instrução), calculando o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e por fim selecionando uma amostra dentro de cada um desses grupos.


Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:

A amostra será de tamanho igual a 1131, ou seja, serão entrevistados 1131 eleitores com as características determinadas a seguir.

A estratificação da amostra foi feita baseada em dados do Tribunal Superior Eleitoral em relação às seguintes variáveis: Sexo, sendo 45,3% do eleitorado do sexo masculino e 54,6% do sexo feminino; Faixa Etária, distribuída de 16-24 anos=15,5%, 25-34 anos=24,3%, 35-44 anos=22,8%, 45-59 anos=23,6% e 60 anos e mais= 13,8%; Grau de Instrução: Analfabeto ao Ensino Fundamental Incompleto =16,8%, Ensino Fundamental Completo ao Ensino Médio Incompleto=20,3%, Ensino Médio Completo ao Superior Incompleto=49,8% e Superior Completo=13,2%. Foram utilizados dados do IBGE para proporcionalização de 94,5% das entrevistas na Zona Urbana e 5,5% na rural. Em relação ao nível econômico, não há dados disponíveis dos eleitores no TSE.


A margem de erro desta pesquisa é de 2,9 pontos percentuais; o que representa que as respostas podem variar em no máximo 2,9 p.p. para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%.


Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:

As entrevistas são realizadas por uma equipe devidamente treinada e capacitada pelo EMET INSTITUTO, os formulários são preenchidos por meio de dispositivos móveis através do aplicativo exclusivo da EMET, o sistema VOX, especialmente desenvolvido para esse fim. O App tem um sistema de verificação interna capaz de proporcionalizar a amostra e garantir o cumprimento do plano amostral pré-definido. Após a aplicação dos questionários a verificação de consistência é realizada pela Estatística contratada pela empresa para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais. Todas as coletas e coletoras são monitoradas via GPS pelo aplicativo exclusivo da EMET, o sistema VOX, que processa todo o resultado instantaneamente, disponibilizando o acompanhamento em tempo real para a estatística e equipe de fiscalização.


Dados relativos aos municípios e bairros abrangidos pela pesquisa. Na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada a pesquisa (conforme §7º. do art. 2º. da Resolução-TSE nº. 23.600/2019,

A partir do dia em que a pesquisa puder ser divulgada e até o dia seguinte, o registro deverá ser complementado, sob pena de ser a pesquisa considerada não registrada; na ausência de delimitação do bairro, será identificada a área em que foi realizada).

A pesquisa englobará todas as Zonas geográficas do município do São Luís.