Lúcio vence em Itinga segundo EMET INSTITUTO


O Emet instituto, maior instituto de pesquisa do norte/nordeste realizou pesquisa de intenção de votos no município de Itinga do Maranhão entre os dias 9, 10 e 11, sob o registro junto ao TSE nº MA-04270/2020, o Emet entrevistou 1000 eleitores de Itinga do Maranhão, a margem de erro é de 3% com confiabilidade de 95%. Na pesquisa estimulada EMET o atual prefeito Lúcio deve ser reeleito com grande vantagem sobre o 2º lugar, já o 2º e 3º Lugar encontram-se empatados 2 candidatos, vejamos o gráfico: 


Todas as informações podem ser consultadas pelo site da empresa https://www.emetinstituto.com ou pelo whatsapp (98) 98405-8405. 

Dados técnicos da pesquisa: 

Metodologia de pesquisa:
A população pesquisada é definida como pessoas maiores de 16 anos, eleitoras e residentes no Município de ITINGA DO MARANHÃO. Foi utilizada a técnica de entrevistas domiciliares nas zonas urbana e rural do município. O método de seleção da amostra foi o de amostragem aleatória estratificada, com repartição proporcional que consiste em identificar os subgrupos significativos (Sexo, Idade, Grau de Instrução), calculando o peso relativo (%) de cada um dos estratos na população e por fim selecionando uma amostra dentro de cada um desses grupos.

Plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado; intervalo de confiança e margem de erro:
A amostra será de tamanho igual a 1000, ou seja, serão entrevistados 1000 eleitores com as características determinadas a seguir. A estratificação da amostra foi feita baseada em dados do Tribunal Superior Eleitoral do Maranhão (TSE) em relação às seguintes variáveis: Sexo, sendo 49,5% do eleitorado do sexo feminino e 50,5% do sexo masculino; Faixa Etária, distribuída de 16-24 anos=20,8%, 25-34 anos=25,8%, 35-44 anos=18,0%, 45-59 anos=18,5% e 60 anos e mais= 17,0%; Grau de Instrução: Analfabeto ao Ensino Fundamental Incompleto =70,0%, Ensino Fundamental Completo ao Ensino Médio Incompleto=20,9%, Ensino Médio Completo ao Superior Incompleto=8,2% e Superior Completo=0,9%.  . Para a variável nível econômico do entrevistado, utilizou-se dados do IBGE que mostra que a população economicamente ativa do sexo masculino corresponde a 63,3% e a do sexo feminino 36,7%.  O fator previsto para ponderação é 1 (resultados obtidos em campo) sendo possível devido a extensão territorial da amostra, que abrange desde moradores de áreas menos abastardas àqueles que residem em áreas com maior poder aquisitivo. Foram utilizados dados do IBGE (CENSO, 2010) para proporcionalização de 94,8% das entrevistas na Zona Urbana e 5,2% na rural. A margem de erro desta pesquisa é de 3 pontos percentuais; o que representa que as respostas podem variar em no máximo 3 p.p. para mais ou para menos e o intervalo de confiança estimado é de 95%.

Sistema interno de controle e verificação, conferência e fiscalização da coleta de dados e do trabalho de campo:
As entrevistas são realizadas por uma equipe devidamente treinada e capacitada pelo EMET INSTITUTO, os formulários são preenchidos por meio de dispositivos móveis através do aplicativo exclusivo da EMET, o sistema VOX, especialmente desenvolvido para esse fim. O App tem um sistema de verificação interna capaz de proporcionalizar a amostra e garantir o cumprimento do plano amostral pré-definido. Após a aplicação dos questionários a verificação de consistência é realizada pela Estatística contratada pela empresa para verificação das respostas e da adequação dos entrevistados aos parâmetros amostrais. Todas as coletas e coletoras são monitoradas via GPS pelo aplicativo exclusivo da EMET, o sistema VOX, que processa todo o resultado instantaneamente, disponibilizando o acompanhamento em tempo real para a estatística e equipe de fiscalização.